Humanismo


SOBRE

Humanismo, no sentido amplo, significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas.
O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XIV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse. O humanismo procura o melhor nos seres humanos e para os seres humanos sem se servir da religião.
A filosofia humanista oferecia novas formas de reflexão sobre as artes, as ciências e a política, revolucionando o campo cultural e marcando a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
O Humanismo também corresponde a uma escola literária que teve preponderância nos séculos XIV e XV.
Na literatura, destaca-se a poesia palaciana (que surge dentro dos palácios), escrita por nobres que retratavam os usos e costumes da corte. Alguns escritores italianos que mais impacto causaram foram: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro) e Bocaccio (Decameron).

CONTEXTO HISTÓRICO

A época renascentista foi um momento de importantes transformações na mentalidade europeia, na medida que a Idade Média saía de cena, aliada durante séculos ao teocentrismo (Deus como centro do mundo) e a estrutura hierárquica medieval (nobreza-clero-povo), para dar lugar ao antropocentrismo (homem como centro do mundo), ideal central do humanismo renascentista.
Assim, com a invenção da imprensa, as grandes navegações, a crise do sistema feudal (início do mercantilismo) e o aparecimento de nova classe social (burguesia), surge uma nova visão do ser humano, questionando os velhos valores num impasse desenvolvido entre a fé a razão.
Nascido na Itália no século XV, o Humanismo rapidamente difundiu-se pela Europa durante o século XVI, em diversos campos do conhecimento e das artes: literatura, escultura, artes plásticas, etc.
Os humanistas representavam os estudiosos da cultura antiga, que se dedicavam sobretudo aos estudos dos textos da antiguidade clássica greco-romana.

CARACTERÍSTICAS

  • As principais características do Humanismo são:
  • Racionalidade
  • Antropocentrismo
  • Cientificismo
  • Modelo Clássico
  • Valorização do corpo humano e das emoções
  • Busca da beleza e perfeição

AUTOR PRINCIPAL

Dante Alighieri (Florença, entre 21 de maio e 20 de junho de 1265 d.C. — Ravena, 13 ou 14 de setembro de 1321 d.C.) foi um escritor, poeta e político florentino, nascido na atual Itália. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta ("o sumo poeta"). Disse o escritor e poeta francês Victor Hugo (1802-1885) que o pensamento humano atinge em certos homens a sua completa intensidade, e cita Dante como um dos que "marcam os cem graus de gênio". E tal é a sua grandeza que a literatura ocidental está impregnada de sua poderosa influência, sendo extraordinário o verdadeiro culto que lhe dedica a consciência literária ocidental.


QUESTÕES DE VESTIBULAR

1. (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:

a) Compôs peças de caráter sacro e satírico.
b) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal.
c) Escreveu a novela Amadis de Gaula.
d) Só escreveu peças e português.
e) Representa o melhor do teatro clássico português.

2. (FUVEST-SP) Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente:

a) É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com a inesperado de cada situação.
b) O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
c) É complexa a critica aos costumes da época, já que o autor primeiro a relativizar a distinção entre Bem e o Mal.
d) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas.
e) A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo.

3. Assinale a alternativa correta sobre o texto abaixo:

Levad´, amigo, que dormides as manhãas frias;
Todalas aves do mundo d`amor dizian:
Leda m`and`eu!
Levad`, amigo, que dormide`-las frias manhãas;
Todalas aves do mundo d`amor cantavan:
Leda m` and`eu!
Todalas aves do mundo d`amor dizian:
Do meu amor e do voss` em ment`avian:
Leda m`and`eu!

a) Trata-se de uma cantiga de amor paralelística com refrão e eu lírico feminino.
b) Trata-se de uma cantiga de escárnio, em que uma mulher critica seu namorado por ele haver cortado os ramos em que as aves pousavam para cantar o amor de ambos.
c) É uma típica cantiga de amigo. O eu lírico é feminino, a natureza aparece entrelaçada à questão amorosa e as estrofes apresentam estrutura paralelística e refrão.
d) Não há sinais de influências folclóricas na cantiga em questão; nota-se que, nela, a experiência amorosa é adequada aos modos palacianos aristocráticos.
e) Trata-se de uma cantiga de maldizer, embora o nome da pessoa criticada não seja abertamente mencionado.

GABARITO

1. A
2. B
3. C



Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram